O Programa Rio – Estado da Bicicleta, criado pela Secretaria Estadual de Transportes do Rio de Janeiro desenvolve um leque de atividades e políticas públicas voltadas para o incentivo ao uso da bicicleta como meio de transporte. O objetivo é desenvolver a cultura cicloviária através de ações que promovam a mobilidade urbana utilizando conceitos sustentáveis.
 
Metas
Estimular o uso da bicicleta como meio de transporte em curtas distâncias;
Promover a integração da bicicleta com os outros modos de transportes;
Implantar políticas de educação para motoristas, pedestres e ciclistas;
Dar suporte a projetos municipais de infraestrutura cicloviária e
Promover e apoiar eventos esportivos, culturais e institucionais que incentivem o uso da bicicleta.
 
O Programa Rio – Estado da Bicicleta é dividido em três subprogramas:
 
Educacional
Ações em instituições de ensino básico e médio; além de treinamentos sobre direitos e deveres dos ciclistas aos profissionais do setor de transporte público. O trabalho da Secretaria Estadual de Transportes inclui desde a elaboração de material pedagógico até a promoção de concursos e premiações para projetos e novos conceitos sustentáveis e conscientes de deslocamento.
 
Operacional
Incentivos à implantação de infraestrutura: ciclovias, ciclofaixas, ciclo-rotas, bicicletários Integrados à rede de transporte público, apoio à instalação de sistemas de Bicicletas Públicas.
 
Promocional
Produção de diversas atividades esportivas, culturais e sociais. Apoio a grandes eventos, como o World Bike Tour e o Dia Mundial sem Carro; passeios ciclísticos (pedaladas) em dezenas de municípios metropolitanos e do interior do Estado; realização de exposições e apoio ao desenvolvimento de literatura especializada.

+ info ...

​Rio - ​Estado da Bicicleta

Copyright Rio Mapa. All rights reserved.

Setrans
E-mail:

take1edu@gmail.com